Mutirão acaba com espera por consultas oftalmológicas em Ubarana

Saúde - Sexta-feira, 09 de Março de 2018


Mutirão acaba com espera por consultas oftalmológicas em Ubarana

A Prefeitura municipal de Ubarana, juntamente com a Coordenadoria de Saúde, realizou na última semana na Unidade Básica de Saúde  “Maria de Oliveira Palma” um mutirão de consultas de oftalmologia. Foram cerca de 160 pacientes atendidos que estavam aguardando atendimento há vários meses e só conseguiram ser atendidos graças a esta iniciativa da prefeitura, pois a cota do SUS do município não contempla tantos atendimentos, fazendo com que a espera seja longa.

Durante os dois dias de consultas e exames foram diagnosticados 12 pacientes com catarata e um paciente com glaucoma

Para a Coordenadora de Saúde, Esmarina Rosseti, a antecipação da consulta foi muito importante para que os pacientes pudessem ter seu diagnóstico com maior rapidez, garantindo assim um melhor tratamento.

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que no Brasil mais de 35 milhões de pessoas sofrem com algum problema de visão, número representa quase 19% da população. Em torno de 500 mil pessoas receberam o diagnóstico de cegueira.

Segundo especialistas, é comum as pessoas deixarem de lado a preocupação com a visão e só se prevenirem quando a doença vem à tona. E aí pode ser tarde demais para tratar. Cuidados precoces podem evitar, postergar ou atenuar algum problema, por isso, é muito importante que a pessoa procure um especialista sempre que perceber algo diferente, como uma coceira excessiva, olhos lacrimejando constantemente, vermelhidão e até uma dor de cabeça que se mantém por dias.

Prefeitura do Município de Interesse Turístico


Ubarana