Grupo de Tabagismo em Ubarana já tirou 19 pessoas do vício do cigarro

Saúde - Terça-feira, 22 de Setembro de 2015


Grupo de Tabagismo em Ubarana já tirou 19 pessoas do vício do cigarro

A Coordenadoria de Saúde juntamente com a Estratégia Saúde da Família estão promovendo em Ubarana há quase um ano o Grupo de Tabagismo que tem trazido ótimos resultados.

A iniciativa tem como objetivo atender os pacientes em grupo para orientação e tratamento com a equipe da Estratégia de Saúde da Família, enfermeira, médico, psicóloga e outros profissionais que foram capacitados pelo Centro de Referencia de Tabaco, Álcool e drogas. 

Neste grupo são realizadas palestras, discussões e dicas de como parar de fumar, além do atendimento individual para cada paciente. Também são investigadas doenças crônicas como diabetes e hipertensão de difícil controle. 

O Programa faz uso de medicamentos e adesivos conforme a prescrição e indicação do médico, esses medicamentos são liberados do Ministério da Saúde para o município conforme tabela de acompanhamento do tratamento que é preenchida pela enfermeira e farmacêutica conforme o número de pacientes que participam do grupo. Se o paciente desistir do tratamento a medicação é cortada para o município. 

Para o médico da Família, Dr. Antônio Sebastião Scarpelli, e a Enfermeira Érika Decandio, que fazem o acompanhamento, o grupo é um programa muito sério, por isso a força de vontade é vital para o paciente que inicia o tratamento, pois só com a medicação não são obtidos os resultados esperados. 

O grupo hoje tem 26 pacientes em tratamento. Desde o início das reuniões 19 pessoas já deixaram de fumar e 37 já abandonaram o grupo.  As reuniões acontecem as quartas-feiras das 18Hs as 20Hs na Unidade Básica de Saúde “Maria de Oliveira Palma” em Ubarana. Para participar é só procurar os Agentes Comunitários de Saúde ou a UBS. 

Dona Edinei entrou no grupo a cerca de 2 meses e fumava em média 2 maços de cigarros por dia. Sua meta com o decorrer dos encontros foi diminuindo aos poucos o cigarro com uso de medicamentos, adesivos e um Kit Fissura que é composto por ameixa seca, uva passa, gengibre e cascas de laranja e limão desidratado, cravo e pau de canela. “Sábado eu já levantei, tomei meu cafezinho de manhã e não fumei mais, já fazem 5 dias e estou bem graças a Deus.” Conta ela toda realizada.
 
O prefeito João Costa Mendonça e a Coordenadora de Saúde Esmarina Rosseti foram visitar o grupo em suas últimas reuniões e saíram muito satisfeitos com o trabalho que vem sendo realizado. Para eles o ato de parar de fumar significa muito para a vida de cada participante que pode ter ali o seu sonho realizado.

Prefeitura do Município de Interesse Turístico


Ubarana