Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Ubarana, quarta-feira, 08 de dezembro de 2021 Telefone (17) 3807-8700

Atendimento Atendimento: De Segunda à Sexta-feira Das 8:00 às 12:00 e Das 13:00 às 17:00.

Quar
08/12
Predomínio de Sol
Máx 29 °C
Min 16 °C
Índice UV
13.0
Quin
09/12
Predomínio de Sol
Máx 30 °C
Min 16 °C
Índice UV
13.0
Sext
10/12
Predomínio de Sol
Máx 32 °C
Min 16 °C
Índice UV
13.0
Sáb
11/12
Predomínio de Sol
Máx 35 °C
Min 19 °C
Índice UV
13.0

Saúde - Terça-feira, 22 de Setembro de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Grupo de Tabagismo em Ubarana já tirou 19 pessoas do vício do cigarro

Grupo de Tabagismo em Ubarana já tirou 19 pessoas do vício do cigarro


Grupo de Tabagismo em Ubarana já tirou 19 pessoas do vício do cigarro

A Coordenadoria de Saúde juntamente com a Estratégia Saúde da Família estão promovendo em Ubarana há quase um ano o Grupo de Tabagismo que tem trazido ótimos resultados.

A iniciativa tem como objetivo atender os pacientes em grupo para orientação e tratamento com a equipe da Estratégia de Saúde da Família, enfermeira, médico, psicóloga e outros profissionais que foram capacitados pelo Centro de Referencia de Tabaco, Álcool e drogas. 

Neste grupo são realizadas palestras, discussões e dicas de como parar de fumar, além do atendimento individual para cada paciente. Também são investigadas doenças crônicas como diabetes e hipertensão de difícil controle. 

O Programa faz uso de medicamentos e adesivos conforme a prescrição e indicação do médico, esses medicamentos são liberados do Ministério da Saúde para o município conforme tabela de acompanhamento do tratamento que é preenchida pela enfermeira e farmacêutica conforme o número de pacientes que participam do grupo. Se o paciente desistir do tratamento a medicação é cortada para o município. 

Para o médico da Família, Dr. Antônio Sebastião Scarpelli, e a Enfermeira Érika Decandio, que fazem o acompanhamento, o grupo é um programa muito sério, por isso a força de vontade é vital para o paciente que inicia o tratamento, pois só com a medicação não são obtidos os resultados esperados. 

O grupo hoje tem 26 pacientes em tratamento. Desde o início das reuniões 19 pessoas já deixaram de fumar e 37 já abandonaram o grupo.  As reuniões acontecem as quartas-feiras das 18Hs as 20Hs na Unidade Básica de Saúde “Maria de Oliveira Palma” em Ubarana. Para participar é só procurar os Agentes Comunitários de Saúde ou a UBS. 

Dona Edinei entrou no grupo a cerca de 2 meses e fumava em média 2 maços de cigarros por dia. Sua meta com o decorrer dos encontros foi diminuindo aos poucos o cigarro com uso de medicamentos, adesivos e um Kit Fissura que é composto por ameixa seca, uva passa, gengibre e cascas de laranja e limão desidratado, cravo e pau de canela. “Sábado eu já levantei, tomei meu cafezinho de manhã e não fumei mais, já fazem 5 dias e estou bem graças a Deus.” Conta ela toda realizada.
 
O prefeito João Costa Mendonça e a Coordenadora de Saúde Esmarina Rosseti foram visitar o grupo em suas últimas reuniões e saíram muito satisfeitos com o trabalho que vem sendo realizado. Para eles o ato de parar de fumar significa muito para a vida de cada participante que pode ter ali o seu sonho realizado.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFM - 2021

R$ 54,28

Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Ubarana - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.